Sábado, 22 de Maio de 2010

Rock in Rio - energeticamente renovável!

O Rock in Rio é um dos eventos nacionais com maior renome internacional, revelando uma grande preocupação a nível ambiental e social. O tema deste ano foi a sustentabilidade, tendo sido feita uma grande promoção a nível nacional, dando assim uma maior força no que diz respeito a energias renováveis e redução de emissões de carbono. Os Jovens Repórteres para o Ambiente foram ao local divulgar o que de melhor se faz pelo ambiente em Portugal.


Em todo o recinto foi possível visualizar esta preocupação pela organização, nomeadamente, através da separação de resíduos, da limpeza do recinto ou da utilização de painéis solares no Palco Mundo.

 

 

Palco Mundo


Uma das personalidades que marcou presença num dos vários stands do recinto foi o secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho, dando a conhecer um dispositivo para os carros eléctricos, uma aposta do Governo a favor do ambiente.


Segundo Carlos Zorrinho, “Portugal é um dos países da Europa com maior participação nas energias renováveis”. “20% da energia consumida no nosso país é renovável”, o que demonstra que a preocupação ambiental se faz notar tanto nos cidadãos, como nas empresas e no Governo.

 

No entanto, as metas do Governo são ainda mais ambiciosas. Até 2020, Carlos Zorrinho prevê que 31% da energia consumida no país seja proveniente de fontes renováveis, aproveitando esta ocasião para divulgar a importância dos carros eléctricos, como veículo que não utiliza combustíveis fósseis, diminuindo as importações destes combustíveis no país, e que não emite dióxido de carbono para a atmosfera. 
Para além da aposta em carros eléctricos, o Governo centra também atenções na componente eólica, solar e hídrica, sendo o segundo país da Europa que mais produz energia através do vento.

 

 

 

Professor Doutor Carlos Zorrinho, Secretário de Estado da Energia e da Inovação

 

As empresas portuguesas são exemplares na exportação de ideias relacionadas com as energias renováveis. O conceito Mobi-e, de dispositivos para carros eléctricos, vai ser apresentado na China no início de Junho deste ano.


Assim, o Rock in Rio é um evento que proporciona às empresas portuguesas uma oportunidade para divulgar os seus conceitos ecológicos, abrindo portas ao mercado nacional e internacional ainda não explorado.


No primeiro fim-de-semana deste festival, os Jovens Repórteres para o Ambiente puderam constatar que o Rock in Rio é realmente um evento que tem presente a importância de um desenvolvimento sustentável para nos proporcionar “Um Mundo Melhor”.

 

Por Emanuel Franco, Mariana Fernandes, Rita Silva (Grupo A)

publicado por jra às 14:26
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

.posts recentes

. Fotoreportagem Grupo F (3...

. Fotoreportagem Grupo E (3...

. Fotoreportagem Grupo D (3...

. Fotoreportagem Grupo F (2...

. Fotoreportagem Grupo E (2...

. Fotoreportagem Grupo D (2...

. JRA no Rock in Rio (Vídeo...

. JRA no Rock in Rio (29 de...

. JRA no Rock in Rio (Vídeo...

. JRA no Rock in Rio (Vídeo...

.arquivos

. Junho 2010

. Maio 2010

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds