Sexta-feira, 21 de Maio de 2010

Comunicado de Imprensa

Fruto do desenvolvimento de uma parceria entre a organização do Rock in Rio- Lisboa e a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE-FEE Portugal), um conjunto de 18 jovens de diversas escolas do 3.º ciclo, secundárias e profissionais de norte a sul do país, terão a oportunidade de, durante a realização do evento Rock in Rio-Lisboa 2010, vestir a camisola de Jovens Repórteres para o Ambiente, aplicando a metodologia deste Programa de Educação para a Sustentabilidade durante os dias do festival.

O Programa Jovens Repórteres para o Ambiente, no qual estão envolvidos 22 países da Foundation for Environmental Education (FEE), conta em Portugal com a participação de cerca de 70 escolas do ensino secundário e profissional, disseminadas pelo território nacional. Durante o ano lectivo o Jovem Repórter realiza investigações locais e enquanto “repórter para o ambiente” publica os seus trabalhos de reportagem (artigos, fotografias e vídeos) na internet e nos media ao seu alcance. A participação em Missões nacionais ou Internacionais como acontece agora durante o Rock in Rio-Lisboa, constitui uma das actividades que integram o projecto que anualmente premeia não só os melhores trabalhos jornalísticos mas também os alunos mais empenhados.

 

Os 18 jovens agora seleccionados – provenientes de escolas desde os Açores ao Algarve, passando pelo Norte e Centro do país - candidataram-se fazendo investigação prévia de alguns dos temas que procurarão reportar durante a “Missão” Rock in Rio-Lisboa 2010.

Durante o período “em Missão” os “enviados especiais” deverão recolher informação através de observação directa e de entrevistas à organização, aos expositores, aos artistas e ao público.

Aspectos como a responsabilidade social ou a minimização da pegada carbónica através de várias acções como a utilização de energias renováveis, a articulação com a rede de transportes públicos ou a separação de resíduos, serão algumas das investigações que os Jovens Repórteres pretendem levar a cabo.

Os trabalhos que serão realizados e publicados durante o festival, com o acompanhamento de elementos da ABAE/ FEE Portugal serão publicados e divulgados em diversos locais, incluindo a Internet.

Esta Missão conta ainda com o apoio do Colégio Valsassina que acolherá os Jovens Repórteres, uma Eco-Escola localizada nas imediações da Cidade do Rock.

Um conjunto de publicações demonstraram também já o interesse em publicar as reportagens que os jovens realizarão durante o Rock in Rio 2010. Ver mais informação aqui.

publicado por jra às 17:10
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

.posts recentes

. Fotoreportagem Grupo F (3...

. Fotoreportagem Grupo E (3...

. Fotoreportagem Grupo D (3...

. Fotoreportagem Grupo F (2...

. Fotoreportagem Grupo E (2...

. Fotoreportagem Grupo D (2...

. JRA no Rock in Rio (Vídeo...

. JRA no Rock in Rio (29 de...

. JRA no Rock in Rio (Vídeo...

. JRA no Rock in Rio (Vídeo...

.arquivos

. Junho 2010

. Maio 2010

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds